Meu recorde pessoal na Meia de Floripa

20/07/2012 13:06

Meu melhor tempo na meia maratona foi conquistado dia 17 de junho, em Florianópolis. Viajei em busca de um recorde pessoal na distância. A marca a ser superada era "antiga", de setembro de 2010, e sem oportunidades para quebra desde então. Agora estava muito mais treinado, mais resistente e mais rápido. Melhorar não era o desafio. Seria uma consequência natural.

A prova se apresenta da seguinte forma: "rápida como Berlim, fria como Nova York, plana como Chicago e bonita como Floripa". Mesmo sem ter participado das corridas internacionais citadas, posso assegurar que a catarinense cumpre o prometido. O dia nublado - perfeito para corrida! - não destacou as belezas locais, mas quem estava lá para correr não podia reclamar.

Em busca da tarifa mais barata, comprei a passagem de volta com embarque a partir das 10:20. Alguns dias antes da viagem, descubro que o albergue reservado é longe da largada e do aeroporto. Teria que acordar ainda mais cedo e o banho pós-prova seria em casa mesmo... Depois da escala em São Paulo. O check in feito previamente me garantia mais alguns minutos.

“Largada às 7:00, chego antes de 8:45. Ah, tenho bastante tempo!” A novidade que descobri momentos antes da largada era que o horário marcado era, na verdade, 7:30. Erro meu! Bom, o recorde pessoal precisava ser pulverizado, agora era uma necessidade. Isso que eu chamo de pressão! Todos alinhados na largada. Poucos instantes antes do horário, o locutor informa um atraso de 15 minutos. A situação estava ficando mais interessante. Crítica, eu diria. Necessidade combinada com condições climáticas e de percurso favoráveis. “É hoje”! Saio bastante acelerado. Sabe, como quem corre para não perder o voo... Depois de alguns quilômetros, “lembro” que não era um tiro de 1km ou uma prova de 5km. "Se eu “quebrar” será um problema maior ainda..." Ajusto a velocidade e sigo.

Finalizo com um pace (min/km) melhor que o do meu então recorde nos 10 km! Ao sair do avião, já no Rio, recebo uma mensagem no celular informando 1h 33min 59s! Missão cumprida. Depois, ao verificar o resultado oficial no site, leio 1h 34 min 00s. Qualquer corredor sabe que 1 segundo é precioso, especialmente se altera os minutos do tempo final. Sem problemas, aceito o tempo corrigido. Afinal, tive uma melhora excelente.

No espaço de poucas semanas, fiz meus melhores tempos na meia maratona, nos 10km e na maratona! Período memorável de corrida. Motivação de sobra para ganhar aquele segundo de volta. Quem sabe não supero essa marca na Golden Four Asics - etapa Rio? A conferir.